Entrevista com o autor #1 GLEIZE COSTA

Bom dia, Viciados em café!

Hoje tem a primeira entrevista aqui no blog e é com a querida autora nacional Gleize Costa. Essa semana teve resenha do livro dela Aqui


Biografia:
Gleize Costa mora no Rio de Janeiro, é formada em Administração de Empresas pela Unicarioca e autora de três romances e dois contos. Seu primeiro romance, As Filhas do Rei - Corações em Chamas, foi publicado em dezembro de 2012 pela editora Multifoco. Também participou da coletânea Amores de Verão, com o conto A Lagoa Azul, e logo depois participou da coletânea Jamais te esquecerei, com o conto A Ilha dos Amores. Em novembro de 2013 publicou Eu te olhava pela janela, seu segundo romance. Este livro foi muito bem recebido pelos leitores e por várias vezes esteve no ranking da Veja como um dos e-books mais vendidos. No final de 2014 veio a publicar Meu Namorado Literário.

Entrevista Café com Palavras

Primeiro, gostaria de te agradecer, Gleize, por ter aceitado ser a primeira entrevistada do blog, fiquei muito feliz!
Jariane, eu é que agradeço por ter me convidado. Foi um grande prazer!
Vamos às perguntas:

1 – Você sempre quis ser escritora?
Sim, escrevo romances desde os 10 anos. Atualmente já estou com 32, então tem bastante tempo. Rsrsrs.

2 – Pelo que percebi em seu livro, Dando a volta por cima, você passa nele uma mensagem de superação e de como a timidez atrapalha a vida da pessoa. No fim do livro diz que é tímida, como fez para superar?
Na verdade, nunca superei minha timidez, e isso me atrapalha imensamente. Já deixei de participar de vários eventos literários e já perdi muitas oportunidades por causa disso. No livro "Dando a volta por cima!", a personagem Sarah, que é extremamente acanhada, vai aprender que pode continuar sendo tímida, pois faz parte de sua essência, entretanto, não pode permitir que essa timidez continue atrapalhando sua vida, e impedindo-a de realizar seus sonhos (era como se eu dissesse isso para mim mesma. rsrs). Depois que este livro foi publicado, fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que me procuraram para dizer que também são muito tímidas, e que se identificaram demais com a personagem. Hoje em dia, tenho feito como a Sarah, tenho tentado lidar com minha timidez da melhor forma possível. Nunca mais quero perder boas oportunidades por causa disso.

3 – Como começou a publicar seus livros na Amazon?
Em 2012 publiquei meu primeiro livro através de uma editora, então, no ano seguinte, a Amazon fez muito sucesso aqui no Brasil, e vários autores que eu conhecia começaram a publicar por ela. Obviamente, isso chamou minha atenção, e eu decidi que o segundo livro publicaria através da Amazon também, e confesso que foi uma ótima decisão, pois a experiência foi maravilhosa. Ganhei muitos leitores, e já publiquei vários livros por lá.

4 – Acha que o meio digital está facilitando para os novos autores, ou que ainda não é um meio muito propagado?
Está facilitando sim. Atualmente, é extremamente fácil publicar um livro, e tenho percebido que a cada dia novos leitores se tornam adeptos dos livros digitais, o que é muito animador para nós.

5 – Sabemos que vários autores, incluindo eu, sofrem com bloqueios criativos. Como lida com os seus?
Para mim, o que mais funciona é parar um pouco, descansar minha mente e me distrair com outras coisas, então, horas ou dias depois, volto para o livro e as ideias começam a fluir.

6 – Tem um cantinho especial para escrever, ou escreve em qualquer lugar?
Escrevo sempre no meu quarto, no meu querido computador. Rsrs.

7 – Qual personagem seu tem um cantinho especial no seu coração?
Henrique Mancini, de Meu Namorado Literário 2 - O Estranho Sem Rosto. Esse personagem me causou fortes emoções.

8 – Pode nos contar um pouco sobre seus futuros projetos?
Atualmente estou me preparando para publicar um novo livro pela Amazon. Depois que essa obra for publicada, começarei a trabalhar num conto romântico baseado em fatos reais.

9 – Quais seus livros favoritos e aqueles que lhe inspiram?
Bom, a lista é grande, mas citarei apenas dois:
- Meu pé de laranja lima, um clássico da literatura brasileira.
- Três Verões, um lindo romance contemporâneo, escrito pela talentosa Fê Friederick Jhones.

10 – Seu autor (a) nacional favorito?
Uau! Tenho tantos! Rsrsrs
Pedro Bandeira, José Mauro de Vasconcelos, Fê Friederick Jhones, Joice Lourenço, Graci Rocha, Neiva Meriele, Shirlei Ramos, Vanessa Bosso, Adriana Brasil, Carla Montebeler, Lidayana Maia, Wildymara Miranda, Socorro Araújo e muitos outros.

11 – Quer deixar uma mensagem para seus leitores?
Olá, pessoal! Deixarei para vocês um trecho do livro "Dando a volta por cima!", para que possam refletir:
"— Sarah, você quer publicar seus livros apenas pra vendê-los e fazer sucesso, ou para tocar o coração das pessoas? Se você sente que realmente tem algo bom e especial para passar através da escrita, então vá em frente. O sucesso será apenas uma consequência do seu talento e da sua dedicação. Se você decidir que realmente quer tentar, pode contar comigo, vou te ajudar em tudo que precisar."



Share this:

JOIN CONVERSATION

21 comentários:

  1. Oi adorei a entrevista a Gleize é mesmo uma fofa e nós do blog Pequena Resenha somos fãs de carteirinha e muito mais que isso, já a considero como uam amiga. Quanto ao livro que ela citou da Fê Friederich Jhones, leiam Três Verões não iram se arrepender, o livro é maravilhoso e merece ser publicado.Beijos, seu blog é lindo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Irei ler sim três verões!
      Já está na minha listinha rsrrs
      Gleize é realmente uma fofa ♥

      Excluir
  2. Ai, é uma grande honra ser mencionada numa entrevista como sendo uma das autoras queridas por essa autora que já me fez chorar e sempre me faz suspirar. A entrevista está linda, a Gleize é uma grande escritora e esse blog conquistou meu coração, lindo e apoiando a literatura nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Quando comecei as resenhas minha intenção era só falar sobre o que estava lendo, mas estar apoiando a literatura nacional é algo maravilhoso ♥

      Excluir
  3. Oi, linda! Foi maravilhoso participar da entrevista! Fiquei muito feliz com o convite! ♥

    ResponderExcluir
  4. Gleize, amiga! Adorei a entrevista e sobre a timidez eu também me identifico! Acho que a Sarah também me deu uma lição, especialmente sobre não desistir do que se ama por causa dos obstáculos, eu amei Dando a volta por cima! E obrigada por citar Três Verões, fico feliz que ele esteja entre seus favoritos! Obrigada! E sucesso sempre! Estou torcendo por você! Beijoooooo!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia saber mais sobre você nessa entrevista tão bem escrita! Parabéns às duas.
    E você, que é uma autora que eu amo tanto,Gleize, consegue imaginar a alegria que é estar entre seus autores favoritos?
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado e mais feliz ainda pela Gleize, por ter concedido a entrevista e me feito conhecer tantos outros autores maravilhosos *--*

      Excluir
  6. Que delícia saber mais sobre você nessa entrevista tão bem escrita! Parabéns às duas.
    E você, que é uma autora que eu amo tanto,Gleize, consegue imaginar a alegria que é estar entre seus autores favoritos?
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que linda!!!
    Meu nome citado entre os autores favoritos?? Já posso cair a cadeira aqui?! Hahaha... Eu quem digo, amo essa escritora e o seu trabalho. Sua escrita nos leva a outras dimensões, sonhar, cantar, pular e até voar (se pudesse) ao ler as histórias de Gleize!

    Parabéns, minha querida amiga, talentosa escritora e inspiradora! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleize é uma escritora incrível! Foi demais entrevistá-la ♥

      Excluir
  8. Muito interessante a entrevista, parabéns!
    Sucesso a você e a autora. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      Fico muito feliz que tenha gostado ♥

      Excluir
  9. Que entrevista mais lindaaa!! É sempre bom conhecer ainda mais sobrs a Gle e fiquei muito honrada em ser citada como uma das autotas favoritas! O blog está lindo! Parabéns pelo trabalho!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog ♥
      Entrevistar a Gleize foi demais. Ela escreve muito bem! Uma escritora incrível ♥♥♥

      Excluir
  10. Parabéns, Jariane pela linda entrevista. E parabéns, Gleize por todas as suas conquistas. Sou sua admiradora, sua fã e ser citada por você é sempre um grande presente. Que Deus continue abençoando grandiosamente sua carreira. Já estou ansiosa pelo próximo livro :D

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Uau!!! Não acredito que estou sendo citada ali como uma das escritoras preferidas de GLEISE Costa! Deus é Lindo demais!

    Foi muito bom conhecer mais dela e ver conquistas lindas que Jesus tem feito! E que DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS A ELA É A VOCÊS DO BLOG!

    Amooo essa parte do LIVRO novo Dando a volta por cima... Que lindo incentivo a todos nós!

    BJINHOS E A PAZ!

    ResponderExcluir
  12. Uau!!! Não acredito que estou sendo citada ali como uma das escritoras preferidas de GLEISE Costa! Deus é Lindo demais!

    Foi muito bom conhecer mais dela e ver conquistas lindas que Jesus tem feito! E que DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS A ELA É A VOCÊS DO BLOG!

    Amooo essa parte do LIVRO novo Dando a volta por cima... Que lindo incentivo a todos nós!

    BJINHOS E A PAZ!

    ResponderExcluir