Curvilínea x Gorda = Gordofóbicos em polvorosa.

                                                   Modelo: Tess Holliday/ Imagem: Google imagens


Imagine a seguinte situação: Uma garota gorda (sim, gorda, não cheinha, fofinha, ou fortinha, simplesmente gorda porque é um adjetivo qualitativo e quem vê como um termo pejorativo precisa trabalhar um pouco mais em seus conceitos), feliz da vida, mostrando a barriga e exibindo suas curvas com orgulho.
Agora, essa mesma garota está presente em uma matéria de uma revista adolescente de circulação nacional, revista essa que finalmente passou a propagar a aceitação. Então, se tudo parece muito bonito, porque você está escrevendo esse texto, Jariane, quer trabalhar na revista?
Não, porque eu não sou jornalista, mas sim escritora e esse texto tem como motivo explorar a mente de pessoas que não aceitam um padrão diferente do imposto e acham motivos para fazerem picuinhas e dizerem que garotas gordas não podem ser chamadas de curvilíneas, pessoas estas que com certeza já devem ter se acostumado com a palavra gorda sendo usada como ofensa.
Pergunto-me como pode ser possível a sociedade aceitar humilhar uma pessoa pelo seu tipo físico e não apoiar a aceitação, onde mais garotas sairiam de casa com orgulho e não com medo e de cabeça baixa, temendo comer em público e usar uma roupa que ressalte partes que os outros consideram “feias”.
Com certeza, se eu fosse analisar o comportamento da sociedade, essa daria uma tese e tanto de TCC para eu finalmente me formar na faculdade, mas, como disse acima, sou escritora e passo mensagens através das palavras e só posso ver como motivo o ponto de que é mais fácil ver sua amiga gorda em um canto qualquer, segurando sua bolsa do que dançando ao seu lado na balada e sendo alvo do carinha mais bonito. Sim, isso é possível e não somente enredo de um filme da Disney e sabe como eu sei e como eu posso te dar a receita mágica para isso?
Mandando você sair de casa com orgulho, sem se importar com a opinião de gente preconceituosa, fazendo com que viva, não temendo um padrão imposto, mas sendo um índice que está crescendo a cada dia, quando cada vez mais garotas “fora do padrão” viram blogueiras, modelos e lutadoras de uma causa que não tem como objetivo propagar a exclusão e discórdia, mas sim a felicidade e o direito de ser quem você quiser sem ser humilhada por isso.
Pensem nisso, não é fácil e assim, como toda garota, nos sentiremos feias em alguns dias, acharemos nosso braço muito gordo, ou que nossa barriga precisa ser melhor, mas esses dias passam e o que realmente vai importar é você se sentir uma diva em seus melhores momentos e se lembrar de que é bonita porque pode ser e que tem todos os elementos para isso e ele é simples e se chama: Aceitação. Então, garota, crie seu lema, saia de cabeça erguida e diga sim para suas roupas justas, para sua saia rodada e para seu direito de ser quem quiser sem precisar agradar ninguém.

 - Jariane Ribeiro

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso <3
    Realmente isso é muito triste. A mídia é a principal causadora disso. Sempre mostrando que se você não for magra, não será feliz. Se não for magra não poderá usar um biquíni ou até mesmo encontrar um parceiro.
    Precisamos aprender que nada nem ninguém deve dizer como devemos ser.
    Precisamos ser felizes, aconteça o que acontecer.
    Um beijo e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Isso é o que falta para muitas meninas aprenderem e verem que o que a televisão e a mídia prega nem sempre é o certo, certo é aquilo que te faz feliz.
      Obrigada pela visita, beijos ♥

      Excluir