Dicas de escrita

Olá, meus amores!
Hoje vim falar para vocês a respeito de inspirações de escrita. Sei que muitos leitores aqui do blog também são escritores e espero ajudar vocês a encontrarem essa ninfa danadinha chamada inspiração.
Não, nós não devemos escrever somente quando ela cutuca nosso ombro e nos sussurra frases e enredos maravilhosos em nossos ouvidos, mas vamos ter que concordar que é lindo quando acordamos com ela ao nosso lado.
Eu sou o tipo de pessoa que se inspira com tudo. Seja com um filme bobinho da Sessão da Tarde, ou com uma cena linda da novela das sete. Eu amo palavras, literatura e tudo que envolva esse universo mágico da escrita, mas sei que muitos de vocês ficam desanimados e acabam abandonando a história. Eu já fiz isso mais vezes do que consigo contar e até hoje tenho certo receio de não conseguir concluir uma história. Eu tenho que estar apaixonada pelo universo que estou criando e se isso não estiver acontecendo, então é um sinal de que tem algo errado.
Vou listar aqui oito dicas que me ajudam na hora de escrever:
·         Ver fotos no pinterest: pode parecer sem sentido, mas não há nada mais inspirador do que ver fotos de casais fofos e pensar a respeito de uma linda história de amor e de quebra você ainda vê várias dicas legais de moda e decoração. Pinterest é o maior catálogo de ideias do mundo (pelo menos é o que o site diz rsrs).
·         Ler livros sobre a escrita: Acredito que todo escritor necessita estudar muito, seja em pesquisas para o livro, ou em dicas de gramática. É essencial para o escritor saber as regras sobre a língua portuguesa, ela é nosso instrumento de trabalho, mas mais do que saber sobre as regras gramaticais, devemos estudar sobre o ofício de ser escritor. Pode ser livros com dicas de escrita, ou sobre enredo, tudo que nos motive a melhorar é válido. Eu amo estudar sobre a estrutura da narrativa e em cada livro que leio aprendo algo que aplico em meu trabalho.
·         Fazer roteiro: Eu sei que muitos de vocês já fazem isso, mas têm outras pessoas que preferem escrever com a cara e a coragem. O que eu estou listando aqui não é um manual, mas o que funciona comigo. Em meu primeiro livro, conto de fadas às avessas, eu não fiz um roteiro. Fui com a cara, a coragem e a inspiração. Não foi difícil, mas conforme eu fui estudando, percebi que quando eu já sei meu próximo passo, tudo se torna mais fácil, além de um roteiro bem esquematizado fazer milagres quando não sabemos para que caminho seguir. Para os que pensam que roteirizar a história significa se limitar, estão muito enganados. O roteiro é a opção de seguir um caminho, mas nada impede de você modificá-lo quantas vezes achar necessário. Eu modifico meus roteiros incontáveis vezes, os mantenho como um bote salva vidas e não como uma pedra em frente à minha porta.
·         Ouvir músicas com letras inspiradoras: Eu amo música. Acredito que ela é a melodia que nossa alma precisa para se acalmar. Sempre que estou escrevendo um livro, mantenho uma playlist com músicas que tenham a ver com a história que estou escrevendo. Talvez isso me influencie em frases, ou em determinadas atitudes e até mesmo no rumo que a história irá tomar, mas têm músicas que foram escritas para nossos personagens. Pode ser que eu vá pagar um mico gigante agora, mas eu escrevi Desencanto ouvindo Manu Gavassi incansavelmente. As músicas dela continham os dilemas que minha personagem iria passar e isso me manteve inspirada o tempo todo.
·         Participar de desafios de escrita: A primeira vez que eu participei de um desafio de escrita foi em 2015, com o NaNoWriMo, um desafio onde escritores do mundo todo se reúnem durante o mês de novembro para escrever 80000 palavras. Eu venci o desafio em 2015 e foi maravilhoso. Ano passado não deu, mas esse ano já estou me preparando. Agora em abril tem o Camp NaNoWriMo, que ocorre durante todo o mês de abril e é você que delimita sua meta. Coloquei a minha como trinta mil. Para que dê certo, terei que escrever mil palavras por dia, nada além do que já escrevo. Esses desafios são ótimos para nos motivar, além de você poder conhecer outros escritores em grupos específicos. Amo fazer duelos de escrita, onde ficamos um hora escrevendo sem parar e depois comparamos os resultados.
·         Tenha leitores fieis, ou amigos dispostos a te lerem: Sei que é difícil ter coragem de mostrar seus escritos ao mundo, mas isso é muito importante. Um amigo sendo seu leitor crítico pode não ter o resultado que precisa, mas ele poderá te incentivar a continuar. Eu não tenho um leitor crítico, ou beta, mas mantenho diários de escrita em meu grupo de leitores no Facebook e falar sobre meu trabalho sempre me motiva a continuar porque eu sei que pelo menos um deles irá me ler.
·         Faça uma rotina de escrita: Escrever é um trabalho como qualquer outro e para isso precisamos de disciplina. Mantenha uma meta diária de palavras a serem escritas. Além disso te ajudar com a disciplina, fará com que mantenha o foco no que está escrevendo. Ter a ideia de uma história e ficar vários dias com ela na cabeça pensando em escrever, mas não fazendo isso de fato, fará com que ela perca a essência e seja abandonada mais rápido do que se houvesse escrito todos os dias.
·         Ler um livro com o enredo parecido com o da história que está escrevendo: Outra dica que pode parecer esquisita, mas que é muito valiosa. Sempre que a história que eu estou escrevendo trava, eu fecho meu notebook e procuro ler um livro com o estilo de narrativa e enredo parecido com o que estou escrevendo. Não é para plagiar a história, mas sim para ter a motivação para continuar.



Pessoal, estas são as dicas que funcionam para mim, não é um manual cientifico, mas espero que os ajudem. Mil beijos! 

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Olá!!!
    Amei as dicas, confesso que tenho muita vontade de escrever um livro, as ideias até aparecem mas tenho uma dificuldade danada de coloca-las no papel... eu travo legal. Mas suas dicas foram excelentes, principalmente a de ver imagens inspiradoras e escutar músicas que tenham a ver com o enredo da história. Parabéns pelo post.
    Por favor traga mais dicas como esta, principalmente a do desafio de escritores.
    Beijoos
    http://meiosentimental.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostei muito das dicas, já comecei a escrever um livro mas não continuei. Falta de tempo, falta de inspirações e tudo mais. Talvez depois de ler esse post eu tente mais uma vez. Até mais!
    http://colecionandoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir