Micos de escritora #1



Olá, viciados em café!
Hoje resolvi contar a vocês os micos que já paguei em minha carreira de escritora.
Então, vamos lá!
O primeiro, foi quando eu terminei de escrever meu primeiro livro, que nem deveria ser chamado assim, porque era um rascunho muito mal feito, cheio de erros e com uma personagem que só fazia chorar e ser a vítima do mundo.
No começo o foco da minha escrita era o drama, acho que estava em uma fase meio gótica suave, sabe?
Então, depois de terminar de escrever aquela sétima arte, ao invés de ser como um ser humano normal e revisar e achar os furos da narrativa, que tinham muitos, eu sai enviando a torto e a direito para tudo quanto é editora sem nem ver qual era o público alvo, muito menos se meu livro se encaixava na proposta editorial da editora.

O primeiro mico foi quando enviei o livro para uma grande editora, preenchendo o cadastro do site. O pior foi que eu fiz tudo com o maior empenho, achei minhas respostas lindas e estava me sentindo a próxima Carina Rissi, só que aquele não era o meu dia e o danado do meu computador travou e eu enviei mais de trinta e-mails para a editora de uma só vez.


Menos de dez minutos depois, o editor me ligou e me deu uma bronca, dizendo que eu não precisava fazer aquilo e que eu tinha enchido o e-mail dele. Resultado: fiquei com a cara no chão e a bendita nunca me respondeu. Graças a Deus.
Outro mico foi quando enviei o mesmo livro para outra editora de circulação nacional e não soube especificar o gênero e acabei sendo selecionada na categoria romances espiritas de um tal selo oxigênio. O editor pediu que eu ligasse para ele e ganhei outra bronca quando ele descobriu que eu não tinha dezoito anos. Eu até choraminguei e disse que faltava doze dias, mas não deu muito certo.


Esses foram meus dois maiores micos e depois eu aprendi a lição. Joguei aquele rascunho fora, fui estudar mais a narrativa, passei a escrever para blogs e depois escrevi conto de fadas às avessas e o publiquei por uma editora pequena, mas sem pagar mais micos.
E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre minha carreira? Se gostarem posso escolher um dia da semana e falar sobre isso. Dar algumas dicas, fazer um diário de escrita e falar sobre projetos futuros. Basta pedirem.
- Jariane Ribeiro

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. Ahaha adorei ler este post! Eu também estou a escrever um "livro" e, no final, nem sei o que fazer com ele!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderExcluir
  2. Jari eu adorei o post e estou super curiosa para saber como foi o seu processo de escrita. Faz um post contando sobre como você escreveu seu livro e como conseguiu fazer com que ele fosse publicado. Eu vou começar meu livro agora e tenho tantas dúvidas, você poderia dar algumas dicas :)

    ResponderExcluir
  3. Uau!! Fico imaginando a cara de espanto do editor ao receber mais de 30 e-mails de uma única vez, e da mesma pessoa! rsrsrs Adorei essa postagem, e me diverti horrores. rsrs. Amiga, sei que agora isso parece muito engraçado, mas na hora deve ter sido um verdadeiro sofrimento para você. ♥

    ResponderExcluir
  4. E sim, adorei saber um pouco mais sobre sua carreira. E será muito legal se você fizer outras postagens como essa! ♥

    ResponderExcluir