Dicas de escrita #1 - Roteiro

Bom dia, pessoas!
Hoje eu venho com o primeiro post oficial da nova coluna aqui do blog sobre dicas de escrita. Lembrando a todos que eu escrevo desde que tinha 17 anos e que publico meus livros desde 2014, mas mesmo assim não me considero A AUTORA que sabe das coisas, estou postando aqui somente as dicas que funcionam comigo.
Escolhi como tópico de hoje o tão falado e refeito roteiro. Você teve uma ideia maravilhosa para uma história, ela não sai da sua cabeça e você tem tantos detalhes que nem sabe como organizar. É nesse momento que eu geralmente elaboro um roteiro.
Já li várias dicas e alguns livros falando sobre tipos de roteiro e quando e como fazer, mas vou explicar o que eu geralmente faço.
Depois que eu estou completamente ligada a história e doida para escrever, eu começo a dividir as informações que eu tenho em forma de capítulos. Geralmente eu esboço os cinco primeiros capítulos no roteiro e conforme escrevo, vou conferindo as informações que eu contei com as que eu esbocei anteriormente. Vou ser sincera, muitas vezes eu saio completamente do roteiro porque você ter feito um não quer dizer que tenha que ficar estático seguindo cada coisa, o dono da história é você e o roteiro é apenas uma base para que possa consultar quando se sente perdido, ou está com um bloqueio daqueles. Aqui têm dicas de como superar um bloqueio.
O primeiro livro que escrevi, antes de conto de fadas às avessas e o livro já citado em questão, eu não usei roteiro, fui com a cara e a coragem até mesmo porque não tinha me dedicado a aprender técnicas sobre a escrita, mas depois que eu aprendi, achei muito melhor começar a utilizar.
Meus primeiros roteiros eram feitos no caderno e até hoje eu sempre mantenho um caderninho ao lado onde esboço tudo o que pretendo fazer na história, mas também comecei a testar um arquivo do Word mesmo e está dando certo.
Partes com verde e preto já foram escritas e a que está borrada é o que terei de escrever. Deixo em amarelo as que está no capítulo, mas não coloquei.

Outra técnica de roteiro que eu aprendi, mas que não uso muito, são as escaletas. Ao invés de você nomear o capítulo e escrever tudo o que quer que aconteça nele, irá fazer por cenas. Nomear o capítulo e descrever cada cena que irá preenchê-lo. Tentei usar em um conto, mas pra mim não deu certo.

Aqui é o meu caderno de tudo. Deixo todas as ideias, frases, divisão de capítulos e o levo para todo lugar.

Acredito que os roteiros são muito pessoais e cada escritor tem a sua maneira. A minha é a de fazer de cinco em cinco capítulos porque geralmente eu tenho que refazê-los, mas antes de fazer o roteiro propriamente dito, eu faço um resumo da história. Escrevo tudo o que quero que aconteça e tudo o que sei até o momento, simplesmente sento e deixo fluir. Não me importo com nada e é depois desse resumão que eu elaboro o roteiro oficial capítulo a capítulo.


Espero ter ajudado um pouquinho. Até a próxima. 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário