Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática


Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Edição: 1
Ano: 2016

RESENHA:
Olá, gente viciada em café!
A resenha de hoje é muito especial porque trata-se do lançamento do livro da minha diva Thalita Rebouças. Não é segredo para ninguém que eu sou muito fã dela e semana passada, depois de passear com uma amiga pela livraria, resolvi comprar o livro assim que o vi e também por conta de ter visto inúmeras opiniões positivas.
Confissões de uma garota excluída, mal amada e (um pouco) dramática, conta a história de uma adolescente de quinze anos chamada Teanira, mas que prefere ser chamada de Tetê.
A vida de Tetê está do avesso. O pai perdeu o emprego e eles acabaram tendo de ir morar com os avós dela, onde ela divide o quarto com o bizo, que ronca muito. O único lugar onde ela tem paz é na cozinha, onde faz comidas saborosas e calóricas.
Isso assusta um pouco a mãe de Tetê, que acha estranho a filha não ter vaidade, viver lendo e ouvindo músicas tristes e não ter nenhum amigo. Ela leva Tetê ao psiquiatra, Romildo, um senhor legal e com um senso de humor apurado e é a partir deste segundo capítulo que a vida de nossa mocinha bigoduda começa a mudar.
O maior medo de Tetê é começar na escola nova e voltar a sofrer bullying, como na antiga. Ela não tem muita habilidade de se comunicar, acaba perdendo o filtro entre o cérebro e a boca e isso causa boas risadas. Já no primeiro capítulo comecei a rir.
No primeiro dia na escola nova, Tetê conhece Davi. Um nerd legal que mora com os avós e fala tudo correto. Ele é o primeiro contato de Tetê e a ponte para Divo Erick, o cara mais gato da escola e namorado da insuportável Valentina, que já de cara odeia Tetê.
Outro amigo que ela conhece é o extravagante, bem humorado e amigo do coração, Zeca, que a ajuda a se enxergar melhor e ver que não há nada de errado em se ter um pouco de vaidade e não dar tão na cara que está a fim de um cara.
Esta história da Thalita é especial porque trata de um assunto muito sério, que é a forma como o bullying atinge não somente quem é agredido, mas sim o agressor. É com esses elementos que eu apresentei que a história se desenrola e posso dizer que vemos o amadurecimento da personagem, a forma como ela vai ganhando coragem, mas mesmo assim não perde sua veia cômica é surpreendente e aqui ninguém escapa de ter defeitos. O cara mais gato da escola pode nem ser tão poderoso assim, o irmão mais velho do seu melhor amigo pode ser azarado e seus amigos, aqueles que vão te salvar do isolamento.
Eu amei esta história do começo ao fim e tive que me interromper durante a resenha para não contar tudo. Fiquei poupando as páginas e tirei uns dois dias para realmente pensar no que escrever, mas sem a euforia e nestes dois dias vi que a Thalita postou no Instagran que está escrevendo a continuação e que o apaixonadinho será o fofo do Davi. Uma pena que ele só sairá ano que vem, porque uma história assim melhora os adolescentes e faz eles verem os dois lados da moeda.
Ah, outra coisa que é muito fofa é as receitinhas que a Tetê prepara e que tem no livro. O mais legal é que elas começam bem calóricas e terminam no estilo magrinho, mas este não é um livro sobre emagrecimento, autoajuda, ou do estilo chato, é uma história magnífica, com personagens reais e aquela pontinha de assunto sério.
Daria vinte estrelas, mas como só pode ser cinco, dou cinco merecidas estrelas, porque até a diagramação deste livro divo é linda ♥♥
Até a próxima!
Jariane Ribeiro


Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Aiii quero muito ler esse livro!!! Resenha linda Jari! Só deu mais vontade de ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Melissa!
      Fico muito feliz ♥
      O livro é puro amorzinho ♥♥♥

      Excluir